50º Aniversário Parque de Almornos PDF Imprimir e-mail
Imagem vazia padr�o
 
O nosso Acampamento Desportivo anual em Avis foi um sucesso. PDF Imprimir e-mail

Pela segunda vez consecutiva, o CCL organizou no parque de campismo da albufeira do Maranhão em Avis (agora sob administração CCL), o seu Acampamento Comemorativo do 78º Aniversário, de 1 a 5 de maio.

Com localização privilegiada, sobranceiro àquela albufeira e com condições muito atraentes para a prática do campismo, quer de conforto, quer de espaço livre, passaram-se aqui três dias repletos de actividades, brindados com um tempo invejável.

Contando com o inestimável apoio da Autarquia de Avis, pudemos contar com a presença de muitos companheiros de vários clubes campistas que vieram de norte a sul do País dar-nos um abraço fraterno e confraternizar com o CCL, numa grande jornada de campismo desportivo e convívio com a natureza.

Foi dentro deste espírito de convívio que recebemos, também, neste acampamento um grupo de crianças e jovens, fruto da parceria estabelecida entre o CCL, a Estação Náutica de Avis e o Agrupamento de Escolas de Avis. Estamos certos que tal convivência e harmonia intergeracional levará a bom porto o futuro do campismo.

A cerimónia de abertura com o hastear das bandeiras teve muita participação e foi realizada num local muito aprazível, junto ao plano de água.
Para além do convívio entre campistas, o programa do acampamento distribuiu-se por uma vertente cultural, recreativa e desportiva, com visita ao património histórico, mais propriamente, ao Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA) e o Museu do Campo Alentejano (MUSCA).

Já na vertente desportiva, a animação dos jogos tradicionais foi uma constante e o passeio fluvial pela albufeira do Maranhão, maravilhou todos os participantes, com a vertente de preocupação ambiental, pois a embarcação é movida por motor eléctrico alimentado por painéis solares.

A animação musical foi muito variada com uma noite evocativa dos 45 anos do 25 de abril de 1974, na 5ª feira, pelos “Paralelos”. Já na 6ª feira, foi a vez do nosso “Café-concerto”, do Parque da Costa de Caparica, oferecer à população de Avis mais uma atuação com um programa variado, de canções e humor. E claro, no sábado, o tradicional “fogo de campo”, com a participação de muitos companheiros e brilhantemente acompanhado pelo grupo de companheiro que integram os “Sons do Campismo”.

No domingo, no arrear das bandeiras, ao cantar a Canção da Despedida” via-se nos participantes, um misto de alegria, satisfação e tristeza pela partida, no “É só até à vista”.

Antes da partida ainda houve tempo para homenagear todas as Mães pela comemoração do seu dia, com a oferta de uma lembrança simbólica, em jeito de porta-chaves.

Foi mais um sucesso organizacional e participativo, este nosso Acampamento. E… para o ano há mais!

 
COMEMORAM-SE 45 ANOS DO 25 DE ABRIL DE 1974 PDF Imprimir e-mail

 

Imagem Activa

 

O Conselho Diretivo regista, com particular júbilo e orgulho a passagem dos 45 anos da Revolução de Abril.
O nosso Clube foi, desde sempre, um espaço de Liberdade onde, desde os anos 60, os cantores e músicos de intervenção puderam transmitir a sua mensagem de oposição ao regime da altura, sendo o nosso parque da Costa da Caparica, o único em funcionamento, que possibilitou “Fogos de Campo” perfeitamente históricos e marcantes da vontade de um povo.
Tivemos assim ocasião de assistir a personalidades como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Carlos Paredes e Fernando Alvim.
O corolário desta forma de estar foi a alusão ao CCL, no novo livro sobre José Afonso, em que o jornalista e autor Adelino Gomes, além de publicar diversas fotografias da nossa revista “Companheiros”, ilustrando as participações dos músicos no “Fogo de Campo” enalteceu. Igualmente, a resiliência e a coragem do nosso Clube perante um regime adverso.

Parafraseando Francisco Fanhais:

O CCL viveu a liberdade antes da liberdade!

Sendo o CCL, desde a sua origem, uma associação financeira e politicamente independente conseguiu, desde sempre, preservar os valores da liberdade e da autodeterminação pessoal, opondo-se a qualquer movimento ou força politica que colocasse em causa estes princípios fundadores da sua identidade. Um legado a respeitar e preservar por todos quantos fazem parte deste grande Clube.
Vivamos em Liberdade e em respeito pelo próximo como verdadeiros Companheiros!


Lisboa, 25 de abril de 2019


O Conselho Diretivo e os Órgãos Sociais

 
69º RALLY FICC JOVENS – República Checa PDF Imprimir e-mail
Imagem Activa
Como já se vem tornando hábito, realizou-se durante a época pascal, mais um Acampamento Internacional da Juventude. Estando já na sua 69ª edição, o Rally FICC Jovens deste ano decorreu na República Checa, entre os dias 18 a 22 de Abril. Contando com a presença de cerca de 40 jovens portugueses, permitiu que a representação de Portugal fosse a segunda mais numerosa neste Acampamento, superada apenas pela delegação inglesa, também como vem sendo hábito.
 
Durante estes dias viveram-se de perto algumas experiências culturais, incluindo a visita à cidade de Kutná Hora (Património Mundial da UNESCO) e à coudelaria nacional Kladruby nad Labem. No entanto, houve ainda tempo para muita e boa diversão entre os jovens dos diversos países representados, tendo sido realizadas actividades desportivas, jogos didáticos ou visualização do Filme “Bohemian Rhapsody”. Não faltaram por isso momentos inesquecíveis que decerto os nossos jovens campistas portugueses não se irão esquecer.
 
Ficámos já a conhecer que o próximo Rally FICC de Jovens será realizado em PORTUGAL, na belíssima cidade de Coimbra, mais concretamente no Coimbra Camping & Bungalows. 

Daremos mais notícias em breve

Para mais informações, clique em:  https://www.youtube.com/watch?v=aVcm-kfGwVI
 
 
Assembleia Geral CCL de 27 de Março de 2019 PDF Imprimir e-mail

Foi no passado dia 27 de Março de 2019, pelas 20h30, em primeira convocatória, (dando cumprimento ao prazo estatutário), que se realizou a Assembleia Geral do CCL, em Sessão Ordinária, no auditório dos serviços sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

O facto de esta Assembleia Geral ter sido realizada nos serviços sociais da Câmara Municipal de Lisboa, deveu-se à constatação de uma maior afluência de sócios que, felizmente, pretendem participar na vida associativa do Clube, tendo tornado pequeno o Salão Nobre da nossa Sede Social. Pelo que o Conselho Diretivo, em conjunto com a Mesa da Assembleia Geral, optaram pela realização num local com maior lotação e conforto, tendo sido uma aposta ganha.

O ponto um da Ordem de Trabalhos consistiu na apreciação, discussão e votação do Relatório de Atividades e Contas referente ao exercício de 2018. Este documento, foi acompanhado dos respetivos pareceres do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo.

 

Ler mais...
 
O PARQUE DA COSTA, NESTE CARNAVAL 2019, ORGANIZOU UM CORSO CARNAVALESCO COM MUITA ALEGRIA E FOLIA PDF Imprimir e-mail

Foi por entre muita folia e animação que se viveu o já tradicional Carnaval nos parques do CCL. Com eventos multifacetados em cada um dos parques e grande adesão de campistas de todas as idades, realizou-se assim o Carnaval do CCL 2019.
Este ano, o nosso Carnaval revestiu-se de uma importância muito especial pois, fruto da feliz iniciativa da Comissão de Apoio do parque da Costa da Caparica e de um grupo de utentes desse parque, organizaram um corso carnavalesco muito divertido que presenteou, para além do parque do Almadense e do nosso parque da Costa Nova, ainda desfilou, pelas principais ruas da Cidade da Costa da Caparica, em conjunto com a Junta de Freguesia, promovendo a alegria e a participação de todos os que passavam e que se juntavam ao cortejo.
Especial atenção deve ser dada para ambos os parques da Costa da Caparica que contaram entre outros divertimentos, com o baile trapalhão, o concurso de máscaras infantis.

 

Ler mais...
 
O CCL esteve presente no: Fórum Pensar Campo Maior 2030 - Turismo e Património PDF Imprimir e-mail

Imagem ActivaImagem Activa

Desafios e Oportunidades do Alentejo

No dia 2 de Fevereiro de 2019 Campo Maior dedicou um dia à reflexão sobre a temática do Turismo e Património e o nosso Clube esteve representado. 

As intervenções foram desenvolvidas à volta do destino de excelência que é a Região Alentejo, os seus elementos diferenciadores e quais os projetos que em uma década se revelarão estruturantes e com sustentabilidade.

O Engº Ricardo Pinheiro (Presidente da Câmara anfitriã) sublinhou a aposta numa educação de excelência que terá de acompanhar o mundo.

Revelou que os novos museus a abrir têm como missão diversificar a oferta integrada, porque se é verdade que o Centro de Ciência Viva do Café recebe mais de 23.000 visitantes/ano, o Centro de Interpretação das Festas do Povo e as visitas noturnas nas recém-qualificadas Fortificações Abaluartadas, não podem ter um objetivo menor.

O Presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva falou da excelência da oferta turística do Alentejo interior na estratégia regional de desenvolvimento turístico 2016 – 2022 informando que, de forma consistente, o Alentejo é a região que mais cresce em todos os indicadores, sobretudo, por ser um destino com identidade, a que não são alheias as classificações da Unesco. Este é um item procurado pelos turistas que buscam experiências, tema desenvolvido também pelos bloggers, Carla Mota e Rui Pinto, que utilizam todas as novas plataformas para divulgação turística, sendo que no blog Viajar entre Viagens têm 10.000 visitantes/dia e ainda mais visitantes no instagram.

Campo Maior integra a eurocidade denominada EUROBEC juntamente com Elvas e Badajoz e o Presidente da Câmara de Badajoz, Francisco Fragoso, veio trazer à sessão a visão agregadora dos interesses desta nova realidade.

A EUROBEC também se define por uma nova centralidade peninsular e pelo interesse cultural que a Raia desperta no turismo de experiências, o novo turista procura emoções.

Resumiu a sua intervenção na frase: somar para crescer, porque sempre que há um acontecimento num dos lados da “fronteira” isso reflete-se de forma positiva nos consumos do outro lado.

Rita Nabeiro, diretora da Adega Mayor, referiu também a centralidade de Campo Maior e a atratividade que representa o ter tempo para sentir o Alentejo.

Todos os intervenientes foram unânimes em afirmar que o turista está mais informado, antecipa a visita com pesquisas na internet, pelo que os centros de turismo têm de fazer uma gestão dinâmica das visitas.

Os guias devem refletir esses interesses diversificados:

Rotas temáticas para: “walking”, “cycling”, btt, autocaravanismo, património, gastronomia, enoturismo, etc.

Campo Maior está nas Rotas Temáticas do Megalitismo, do Barroco Interior e das Fortificações. Também integra os Caminhos de Santiago a sul do Tejo e o Caminho da Raia – tudo bons motivos para visitas renovadas.

De referir ainda o interesse das mesas redondas, que sendo moderadas por jornalistas profissionais, alargaram o âmbito das intervenções dos convidados para cada painel.

A nota menos positiva, que muitas vezes ocorre nestes fóruns, é a falta de tempo para o debate com a assistência. Isto não invalida o extraordinário interesse destes fóruns e poderá ser revertido num próximo.

Ana Fino - Fev’19

 
A Câmara Municipal de Almada promove ação de sensibilização sobre proteção contra incêndios PDF Imprimir e-mail

Realizou-se, no dia 31 de janeiro, um evento conjunto da Câmara Municipal de Almada com a Autoridade Nacional de Proteção Civil do distrito de Setúbal, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, uma ação de sensibilização sobre o Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, com o objetivo de alertar para a importância do cumprimento e manutenção das condições de segurança e implementação de medidas de autoproteção.

Para além do CCL, Costa da Caparica, estiveram presentes representantes dos parques de campismo do lado norte da Costa da Caparica, a saber: Inatel; Serviços Sociais da GNR; Acampamento de Escutas de Portugal e Orbitur.

Foi dado o prazo de 60 dias para serem efetuadas as correções necessárias após o qual, as autoridades iniciarão ações inspetivas.

Imagem ActivaImagem vazia padr�oImagem Activa

 
O CCL Comemorou o seu 78º Aniversário PDF Imprimir e-mail

O CCL está de parabéns!

Pioneiro no campismo desde 1941, completou no passado dia 11 de Janeiro, 78 anos de existência com uma efeméride ímpar no Movimento Associativo Campista Nacional.

O ponto alto das comemorações foi novamente a Sessão Solene de aniversário, realizada no dia 12 de Janeiro na Sede Social do Clube.
Contando com a presença de dois dos nossos sócios honorários na mesa presidencial, companheiro Carlos Beato e companheiro Manuel Brito, contámos ainda com a presença de várias individualidades, Clubes congéneres e diversos companheiros que tornaram possível encher novamente o Salão Nobre da nossa Sede.

Tal como em anos anteriores, a emotividade esteve à flor da pele com a entrega do emblema de ouro e dos respetivos diplomas, a nove sócios que completaram 50 anos de filiação ininterrupta no Clube.

Também, várias entidades nos brindaram com a sua honrosa presença nesta ocasião festiva. Entre elas destacamos: o presidente da União da Freguesias de Almargem, Pêro Pinheiro e Montelavar, Dr Rui Maximiano, o presidente do CCCA, companheiro Luís Ramos, o presidente da SFUAP, companheiro Luís Gonçalves, do Clube de Campismo de Coimbra, companheiro Lucas, do Clube de Campismo de Setúbal, do Clube de Campismo de São João da Madeira, do Clube de Campismo de Vila Franca. de Xira “As Sentinelas”, do Clube Português de Caravanismo, do SAFE, do Clube de Campismo Estrela da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa e da nossa Federação de Campismo. Para além de Instituições, esteve, ainda, presente, a MSRI, parceiro comercial do CCL no âmbito dos alojamentos complementares de campismo.

Ler mais...
 
Eis o último Banho do Ano Velho como é hábito no nosso Parque da Costa da Caparica PDF Imprimir e-mail

Como é tradição, antes da festa de Passagem de Ano, um grupo de companheiras e companheiros juntam-se para tomar o último banho do ano na praia junto ao nosso parque da Costa da Caparica.

Uns com mais frio, outros armados em valentões e outras ainda, vestidas de mãe Natal, foi com esta boa disposição que se divertiram e fizeram divertir quem os acompanhou neste ritual que já conta com décadas.

 

Ler mais...
 
O NOSSO CAMPISMO DESPORTIVO TAMBÉM É SOLIDÁRIO COM QUEM MAIS PRECISA PDF Imprimir e-mail

Foi no passado sábado, dia 8 de dezembro que se realizaram os jantares solidários, nos nossos parques da Costa da Caparica, Costa Nova e Almornos, com o objetivo de angariar bens alimentares para aqueles que mais precisam, através de IPSS.
Ou seja, cada companheira ou companheiro inscrevia-se no jantar solidário e teria de levar bens de primeira necessidade.
Para além disso, foi uma bela jornada de convívio onde não faltou a animação musical.

 

Ler mais...
 
<< Incio < Anterior | 1 2 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 12 de 15

Parcerias

Pesquisar

Novos Utilizadores
RegistoRegiste-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos para sóciosFormulario de novo registo
 

Agenda (Act.Gerais)

Agenda
Arquivo
< Maio 2019 >
S T Q Q S S D
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
Nenhum evento