25 de Abril Imprimir e-mail

A Revolução dos Cravos
1974 - 2023

Caros sócios do Clube de Campismo de Lisboa,

Hoje, 25 de Abril, é uma data especial na história de Portugal.

Há 49 anos, um movimento  militar, uniu-se para derrubar o regime que havia governado o país durante quase meio século.

Foi um momento de esperança, de mudança e de libertação.

O 25 de Abril trouxe a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, a liberdade de associação e muitas outras liberdades fundamentais que nos parecem hoje tão óbvias e tão essenciais.

Os valores do 25 de Abril são valores que devem ser celebrados e defendidos. São valores como a democracia, a igualdade, a justiça social, a solidariedade e a fraternidade.

São valores que nos lembram que somos todos iguais em direitos e dignidade. Que devemos respeitar a diversidade e a diferença. Que devemos lutar contra todas as formas de discriminação e de opressão.

O Clube de Campismo de Lisboa é uma Associação especial nesse contexto.

É uma Instituição onde já se vivia e se expressava a liberdade antes da liberdade.

Sempre foi um lugar onde se reuniam campistas de diferentes origens, crenças e ideologias, onde se partilhavam experiências, onde se discutiam ideias e onde se cultivava o espírito de comunidade.

Podemos, mesmo dizer, que o nosso Campismo Associativo Desportivo, seguiu o paradigma da Revolução francesa – LIBERDADE – IGUALDADE – FRATERNIDADE.

O CCL sempre foi um espaço de desporto e de lazer, mas também era um espaço de Aprendizagem, de Convívio, de Solidariedade, de Fraternidade, de Bem-Estar e de Cidadania.

Hoje, mais do que nunca, é importante valorizar e preservar esses valores e essa história.

É fundamental que o CCL continue a ser um espaço de liberdade, de diversidade e de diálogo. É importante que o CCL continue a ser um lugar onde se promova: a cultura, o desporto, o turismo de natureza e a proteção do meio ambiente.

É importante que o CCL continue a ser um ponto de encontro e de união para todos aqueles que acreditam nos valores do 25 de Abril de 1974.

Neste dia, convidamos-vos a celebrar o 25 de Abril, a refletir sobre o seu significado e a comprometer-vos com a sua defesa. Juntos, podemos construir UM MUNDO MAIS LIVRE, MAIS JUSTO E MAIS FRATERNO.

Saudações Campistas

O Conselho Diretivo e os restantes Órgãos Sociais