Dia Mundial da Criança Imprimir e-mail

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

01 de Junho de 2022

Hoje, dia 1 de Junho, comemora-se o Dia Mundial da Criança.

Efeméride pela primeira vez assinalada no ano de 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.

A 20 de novembro de 1959, os Estados-Membros que integravam a Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade. Nesse dia de 1959 foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança e, nesse mesmo dia, mas em 1989, foi adotada, também pela Assembleia Geral da ONU, a Convenção dos Direitos da Criança, ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990.

O Clube de Campismo de Lisboa não poderia deixar de assinalar esta importante data, lembrando e reconhecendo o imprescindível papel das hoje crianças no amanhã que todos almejamos, reverenciando, por isso, os seus associados mais jovens nesta efeméride.

FELIZ DIA DA CRIANÇA!