Almornos Imprimir e-mail

almornos_1.jpg
Povoação muito antiga pertencente à freguesia de Almargem do Bispo, concelho de Sintra.

Almornos, fica situada, no topo de uma colina, pouco adiante da povoação de Sabugo, na direção da sede da freguesia. Chamou atenção as excelentes pastagens, circundantes da aldeia,  aonde ainda hoje pastam rebanhos de gados ovino e bovino.

A vegetação herbácea é propicia ao pastoreio, segundo apurei, e a erva é boa alimentação do gado.

Nas colinas e vales próximos, abundava erva popularmente conhecida por tremoção, usada depois de ceifada e seca, como forragem.

A criação de gado seria importante, dessa particularidade, ficou na toponímia, o " CASAL DO CARNICEIRO ",nas cercanias da aldeia.

A palavra tremoço provém do grego, sendo o vocábulo introduzido na Península Ibérica por via árabe, " al-tornos ", por corruptela, deu origem a ALMORNOS  [que significa]: terra ou sitio onde se cultivam tremoços ou se ceifa tremoção para gado...

Fonte: “tudodenovoaocidente.blogs”

almornos_3.jpg
A ligação de Almornos ao nosso Clube data de 1967 quando um grupo de dirigentes do Clube entendeu que o CCL deveria ter mais um parque de campismo, para além do da Costa da Caparica e de, já termos entregue o da Quinta de S. Gonçalo em Carcavelos.

Surge então uma quinta chamada “Quinta dos Gafanhotos” que foi escolhida para ser construído o segundo parque de campismo do Clube.

Importa sublinhar uma particularidade única no nosso Clube relativamente ao parque de Almornos pois a decisão da compra da Quinta foi em Assembleia Geral realizada no próprio terreno.

O nosso parque de Almornos já conta com 52 anos de existência e, de acordo com as Autoridades da Câmara de Sintra, tem um dos melhores planos de água do concelho.

almornos_2.jpg
Por outro lado, o Clube tem desenvolvido um apoio de cariz social, proporcionado às crianças de fracas posses, da nossa freguesia de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar a possibilidade de se divertirem no complexo de piscinas do parque através de um protocolo estabelecido com a referida união de freguesias.

Ou seja, o nosso parque é um Oásis naquela região!