O CCL presente na V Feira “AR PURO” em GRÂNDOLA Imprimir e-mail

31 de Maio a 2 de Junho de 2019
A Secção de Autocaravanismo (SAC) do Clube de Campismo de Lisboa foi desafiada pela Câmara Municipal de Grândola, na pessoa do seu técnico superior José Pires a, num curtíssimo espaço de tempo, organizar um Encontro Autocaravanista que se integrasse a V Feira “Ar Puro”, a realizar naquela localidade de 31 de Maio a 2 de Junho.
Juntaram-se mais de três dezenas de autocaravanas, com companheiros de Norte a Sul, de tão longe quanto Aveiro e Algarve.
O Programa da Feira, para além das exposições, integrava demonstrações com cavalos, passeios de charrete, aulas de yoga, down hill (btt), geocaching, carros à vela e corridas de galgos.
Na exposição canina pontuavam cães matilheiros (relacionados com a caça maior e menor) mas, sublinha-se também, a divulgação da Casa 4patas – cães para adoção - e quem teve a oportunidade de ver os cães bebés não deixou de se encantar.
As actividades para crianças e jovens, como slide, escalada e os papagaios estáticos, ajudaram nas comemorações do Dia Mundial da Criança.
Para se tirar mais partido da Feira muitas das refeições foram tomadas nas Tasquinhas, proporcionando um animado convívio entre os participantes.
A componente musical tradicional também esteve presente com atuações de Grupos Corais e Instrumentais: “Maravilhas do Alentejo”, “Alma Sul” e “Orquestra de Harmónicas”.

Para os autocaravanistas (pessoal mais sénior) houve ainda outros dois momentos altos, durante a tarde de sábado (em vez da sesta – dado o imenso calor) um “fogo de campo” espontâneo abrilhantado pelos “sons do campismo” e durante a manhã de domingo, o passeio de camioneta pelos quatro cantos do concelho de Grândola.
Na camioneta da Câmara, conduzida pelo Bruno, a Ana Teresa liderava o grupo explicando o que se via e por onde se passava.
Primeira paragem – coto mineiro do Lousa. Primeiro, café no Restaurante do Armazém Central, que a D. Fernanda abriu propositadamente para nos receber.
 Depois, com a anfitriã Margarida, do Centro de Ciência Viva, uma visita guiada com as explicações possíveis em 45’, mas que valeram a pena - os que já conheciam relembraram e os que vieram pela primeira vez talvez tenham ficado com o bichinho para voltar com tempo – até porque têm uma área de serviço para autocaravanas - ASA para usufruir.
Seguiu-se uma passagem pelo Parque de Melides (onde o CCL tem uma ASA instalada no seu pré-parque), deu-se a volta no acesso à praia e na localidade fez-se a segunda paragem, com visita à exposição “About a bird” e “Coisas de Antigamente” no edifício da Moagem.
As explicações foram dadas pela Adélia que, para além de professora de acordeão, tem responsabilidade na preservação da memória da Aldeia de Melides, que merece uma visita mais demorada.
Deixando Melides para trás a viagem prosseguiu até à Comporta e ao Carvalhal, onde a Ana mostrou o local (perto das praias) onde a Câmara vai construir uma nova ASA (ficou a promessa de sermos informados da data da inauguração, da qual daremos notícia em devido tempo).
A última paragem deu-se na Herdade do Brejinho da Costa onde o grupo teve oportunidade de provar os vinhos, doces e outras iguarias de produção própria. Provas e compras efectuadas, regresso a Grândola a tempo do almoço e despedida para quem trabalhava na segunda-feira seguinte.
Fica-se à espera do próximo encontro! E é só até à vista!

< Novembro 2019 >