Acampamento Comemorativo dos 77 Anos do CCL Imprimir e-mail

Parque de Campismo de Avis, Albufeira do Maranhão

10 a 13 de maio 2018 

O Clube de Campismo de Lisboa promoveu entre os dias 10 e 13 de maio de 2018 o Acampamento comemorativo do seu 77º aniversário. A vila de Avis foi o palco e a Albufeira do Maranhão foi o cenário de natureza, onde a calma invadia o espírito. Integrado na feira medieval ibérica naquela localidade alentejana, a mais importante atividade de campismo desportivo do clube proporcionou a mais de duas centenas de praticantes um programa cultural, desportivo e associativo rico em iniciativas e momentos de convívio sãos.

Logo no dia 9, muitos companheiros eram já recebidos de braços abertos em sinal de boas vindas, no entanto era só no dia seguinte que começara o programa de atividades. A tarde de quinta feira foi renhida à disputa da melhor pontaria e perícia nos jogos tradicionais. Maus perderes e ganhares de parte, à noite a animação ficou a cargo do conjunto “Os paralelos”. A sexta feira ainda foi dia de chegadas. Mais companheiros vindos de longe, prontos já para participar no colóquio sob o tema o movimento campista – os novos desafios”. Naquele fórum debateram-se os temas da atualidade associativa e campista, dando um foco particular à juventude e à clara vontade de cativar mais jovens à prática do campismo desportivo. A completar o dia, entre atividades associativas e desportivas era hora de fechar a jornada em modo de soirrée dançante. Já no dia de sábado, habitualmente o mais importante do encontro, começou com o hastear das bandeiras e troca de lembranças entre os vinte e dois clubes e entidades ali representadas, nomeadamente a Camara Municipal de Avis pelo seu presidente Dr. Nuno Silva e Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal pelo seu presidente João Queiroz. Num ambiente descontraído, houve oportunidade de transmitir mensagens importantes ou felicitações ao clube aniversariante, e tudo misturado por vezes, com graças ou ironias que arrancam gargalhadas gerais. Para repasto à sombra da gastronomia alentejana a organização propiciou a todos os participantes e convidados um almoço de confraternização, bem como de seguida a deslocação à vila de Avis para visita desta e da feira medieval que acolhia. Com o cair da noite acende-se (artificialmente) a fogueira, afinam-se as vozes, acentuam-se os sorrisos e dá-se inicio ao fogo de sala, a mais emblemática atividade campista. Após os foguetes – literalmente – o cacau reaqueceu o espírito. A manhã de domingo dava as últimas cartadas com a visita guiada à vila de Avis e finalmente o encerramento oficial do encontro culminando com o arrear das bandeiras cantando “até à vista”.

Ao fim de muitos anos, o acampamento do CCL não se realizou no fim de semana do dia da mãe. Por forma a integrar a feira medieval e ibérica, ao qual provou-se ser uma ideia vencedora, carregou culturalmente o programa. Não obstante o relato apresentado destes dias assemelha- se a tantos outros acampamentos do CCL e de outros clubes irmãos realizados ao longo do ano, ano após ano. Mas tal como se acendem as fogueiras infinitas vezes, duas fogueiras nunca são iguais. Porque os estados de espírito não são os mesmos, as paisagens, a disposição e a disponibilidade mudam, também os momentos não se repetem e Avis terá sido dos grandes acampamentos que o clube promoveu. O desmontar da tenda já sob a folhagem, o partir e ver que ficam apenas terrenos, edifícios e passagens, enchem a alma de vazio e saudade, e vontade de voltar.

Até à vista CCL. 

 

Parcerias

Pesquisar

Novos Utilizadores
RegistoRegiste-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos para sóciosFormulario de novo registo
 

Especial Eleições

Convocatória
Listas
Informações

Agenda (Act.Gerais)

Agenda
Arquivo
< Outubro 2018 >
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
Nenhum evento