Última reunião do Conselho Municipal do Desporto da CML, Vereador Dr. Jorge Máximo Imprimir e-mail
reuniao_cmd_cml1.jpg
Na sequência de uma reunião do Conselho Municipal do Desporto, que decorreu no dia 11 de setembro no Museu Nacional do Desporto (Palácio Foz, Restauradores), onde foi analisada uma proposta de Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo e se fez um balanço do atual mandato, o vereador deste pelouro, Jorge Máximo, convidou os dirigentes dos clubes desportivos da cidade para uma reunião mais alargada.

Retomando o segundo ponto da reunião do Conselho Municipal, o autarca, que vai cessar funções muito em breve, aproveitou para apresentar as principais metas alcançadas durante o atual mandato, com destaque para o alargamento do desporto escolar, para os mais de mil grandes eventos realizados nestes quatro anos (muitos dos quais com grande projeção internacional), para o sucesso das Olisípiadas, para reabilitação ou criação de novas infraestruturas desportivas, para a captação de um crescente número de atletas (federados ou informais), para as múltiplas iniciativas com os organismos e associações, nomeadamente em meios sociais desfavorecidos, e, naturalmente,  o crescente envolvimento dos clubes nas atividades desportivas promovidas pela Câmara.

reuniao_cmd_cml2.jpg
Finalmente, aquele era era o terceiro ponto destinado à reunião do Conselho, por não se tratar de matéria deliberativa, foi o tema do debate com intervenção dos representantes dos clubes: a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto, apresentada em junho passado e onde, entre várias outras cidades capitais europeias, a nossa cidade foi selecionada para ser uma das finalistas (juntamente com Amesterdão), devido "à mobilização de todos os agentes desportivos da cidade, com a realização de quase três centenas de eventos". Na ocasião, a atual diretora do Departamento do Desporto da CML, Sónia Paixão, agradeceu a "oportunidade de trabalhar com Jorge Máximo, um estratega e um visionário".

reuniao_cmd_cml3.jpg
Na sequência de cessação de funções à frente da Vereação do Desporto da Câmara de Lisboa, no final do mandato, o Conselho Diretivo do CCL decidiu, na sua reunião de 6 de setembro, atribuir um Voto de Louvor e Reconhecimento ao Sr. Vereador Dr. Jorge Máximo, não só pela sua dinâmica entusiástica e capacidade dinamizadora de concretização de projetos desportivos, mas também pelas suas qualidades humanas que possibilitou a congregação das coletividades do associativismo popular do Concelho de Lisboa, ao longo de 4 anos.