Pétanca ( Historial ) Imprimir e-mail

Nasceu, Cresceu e Anda


Em meados de 1997, por vontade e iniciativa de cerca de meia dúzia de Companheiros, nasce o Núcleo de Pétanca do Clube de Campismo de Lisboa. Mais tarde, passou a chamar-se: “Secção de Pétanca”.

Em Janeiro de 1998, o CCL filiou-se na Federação Portuguesa de Pétanca.

No ano seguinte, quinze companheiros praticantes masculinos seniores inscreveram-se na F.P.P. através do nosso Clube, para participarem nas provas oficiais.
A partir desta data, integrados no calendário de torneios que quinzenalmente aos domingos se realizam, fomos percorrendo o país devidamente equipados para jogar Pétanca.

O ano de 2000 foi o ano do grande crescimento e entusiasmo. Passámos a ser trinta e sete. Atletas femininas entraram onze. Uma das quais com idade de categoria juvenil. Dos novos masculinos, dois tinham idade de juniores e um de juvenil.
 

Em 2001, a nossa mais nova atleta (categoria de Cadete) foi representar Portugal na Copa Ibérica, disputada em Andorra e inserida numa equipa Sénior. Este facto, ao fim de 3 anos de actividade, encheu-nos de orgulho. Mas nesta prova não ficámos por aqui:
- 2002: contribuímos com duas atletas para a Selecção Feminina
- 2003: 2 Atletas
- 2004: 1 Atleta
-2005: 1 Atleta
 

Nestes poucos anos de existência, preocupámo-nos sempre em fazer o melhor que sabíamos e podíamos.

De Tavira, Portimão, Beja, Fundão, Campo Maior, Grândola, Setúbal, Seixal, Baixa da banheira, Almada, Estoril, Cascais, Mafra, Torres Vedras, Peniche, Ourém, Fátima, Porto de Mós, Batalha, Montemor-o-Novo, Figueira da Foz, Rebordosa, Paredes de Coura, etc., guardamos muitas e boas recordações.


Levámos o “Emblema” do nosso Clube a mais de 30 Concelhos do nosso País. E dentro desses Concelhos, estivemos várias vezes em mais de uma Freguesia.


Participámos nos Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal, Taças da Associação da Zona Centro, Torneios Abertos, fomos Clube Organizador dos Jogos Desportivos da Cidade de Almada 2002.
Colaborámos em várias demonstrações da modalidade. Uma delas a pedido da Federação das Colectividades de Cultura e Recreio, na EXPO’ 98.
Recebemos no nosso Parque da Costa de Caparica cerca de 150 jogadores dos diversos Clubes, em cada um dos 5 torneios oficiais.
 

Elementos responsáveis da Secção de Pétanca do CCL foram eleitos e fazem parte dos órgãos directivos da Associação de Pétanca da Zona Centro.

Um atleta do nosso Clube finalizou com aproveitamento o curso de árbitro da A.P.Z.C.


Conquistámos algumas Taças e Troféus, que hoje fazem parte do património desportivo do Clube. Dos 18 Clubes da Zona Centro, somos o que tem mais equipas femininas filiadas na F.P.P. e o que mais equipas femininas leva a participar em todas as provas oficiais, incluindo a Taça de Portugal.

 Os níveis de qualidade na generalidade dos nossos Atletas têm vindo a subir. Não tanto como desejaríamos, obviamente, mas nos oitavos, ou até mesmo nos quartos de final, é usual vermos uma equipa do Clube de Campismo de Lisboa.

A pouco e pouco fomos adquirindo um prestígio de que nos orgulhamos, sem nos envaidecermos. Mas queremos mais e melhor, porque este Grande Clube merece.

 

Pela Secção de Pétanca do Clube de Campismo de Lisboa.
Carlos Filipe
06.10.2005